quarta-feira, 8 de abril de 2009

palavras soltas, texto não revisado

descompasso s. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de
descompassar
descompasso
s. m.
Falta de compasso ou medida; irregularidade.
descompassar -
Conjugar
v. tr.
1. Tirar do compasso.
2. Desproporcionar.
in: http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx

Se a sintaxe não é o meu forte, a semântica também não. Mas me encanto mais com a significação que com a formalidade da linguagem. O significado e todas as infinitas possibilidades de construçaõ de sentido, que se dá num processo vivo onde cada sujeito pode criar ou modificar com aquilo que o constrói e descontrói também.

Por não saber estruturar minhas orações acertadamente me perco nas minhas palavras, por insegurança muitas vezes escolho o silêncio, a não palavra, mas isso não as encerra, não as destrói; elas continuam a existir no intímo e muitas vezes extrapolam por outros sentidos, por outras faculdades que não a fala, a escrita.

Por experiência própria digo da força das palavras não ditas, dos seus significados que nos transbordam, pelos olhos, pelas feições, pelo corpo todo. Parece até uma maneira de nos obrigar a ter coragem e assumir nosso discurso, nosso pensamento, nosso sentimento diante de algo ou alguém. No meu caso, esse extrapolar foi tão forte e incontrolável que mesmo eu escolhendo outras palavras pra esconder o que eu realmente queria dizer e me pareceu mesquinho e egoísta, elas se desmancharam no ar, não contrariando aquelas que eram de fato, de verdade.

Pode ser só a força da nossa alma, que é todo e não parte, nos mostrando que somos da fala ao gesto, do pensamento a ação, somos mente e corpo, e que somos nossos próprios adversários quase sempre.

PS: Essa citação também cabe nesse post:
Não faço o bem que quero, mas pratico o mal que não quero.
(Carta de Paulo aos Romanos 7,19.)

Um comentário:

Kholdan disse...

Palavras soltas, porém perfeitamente encaixadas. Palavras não ditas, mas no final facilmente interpretadas.
Acho que sempre somos os nossos maiores adversários.

PS: Belo texto e se meu gosto é bom, então o seu também é