segunda-feira, 10 de março de 2008

Olfato

Desnessário dizer como os nossos sentidos são importantes, mas como o blog até onde sei é meu eu repito, particularmente sempre me pareceu coisa do outro mundo, nossa memória olfativa, se é que se chama assim, mas eu sempre me maravilho quando de repente , começo a lembrar de quando eu tinha meus seis anos por ai... e viajávamos toda a família pra outro vilarejo menor que o nosso, na época do plantio ou da colheita de arroz que meu pai fazia, e tudo isso surge a partir de um cheiro de barro, terra molhada, mas que só senti depois disso essas raras vezes que me fez voltar no tempo. Outro cheiro que me faz teletransportar, é de um desodorante que usei, nem sei mais a marca, mas ao sentir o cheiro em alguém imediatamente me remeto aos anos de 98/99 quando consegui meu primeiro emprego e de tudo de novo e desafiador naqueles anos. Tem outro cheiro que me lembra minha avó, e seus guardados, suas malas de madeira que nunca vi em lugar algum e que pra mim eram um mundo de descobertas, fotografias, lenços bordados por minhas tias, caixinhas de sabonete antigas, e muitas outras coisas que me faziam passar horas remexendo ali sob grande encantamento; e outros e outros tantos cheiros, aromas ou odores que agora a memória não olfativa não me ajuda a relatar, que sempre me fazem por segundos reviver alguma situação,as vezes boa outras nem tanto; que pra mim naquele momento foi comum, trivial e que agora me voltam como uma parte marcante da vida. Espero que esta memória olfativa que deve estar agora catalogando novos espécies ou mesmo supervalorizando algo já conhecido me reportem futuramente para momentos saborosos, mas ai já vai ser outro sentido...

Nenhum comentário: