sábado, 15 de março de 2008

Audição

Já na terceira tentativa de continuar a série de posts sobre os sentidos, entendi que não vou conseguir escrever sobre o assunto abordando questões interessantes mas, técnicas sobre o tema. Assim mais uma vez e oportunamente vou contar a minha versão. A maneira como percebo a importancia de ouvir. Não há como explicar o que sentimos ao ouvirmos uma música que nos agrada, ou uma voz, ou qualquer outro barulho que nos chega aos ouvidos e instatãneamente nos percorre todos as moléculas do nosso corpo. Dependendo do que seja é capaz de nos mobilizar corpo e mente e transformar-nos em segundos na pessoa mais alegre ou mais triste do mundo.Me impressiona também, muitissímo essa ligação da música com o que temos guardado lá no fundo da alma, as emoções mais doces ou amargas, são despertadas com um simples acorde ou verso. Comigo acontece por exemplo de chegar um bagaço do trabalho e coloco uma música pra dançar, tudo muda, adeus cansaço. E é claro que podemos recorrer aos recursos sonoros pra lavar a alma, literalmente. É uma receita infalível: está meio pra baixo , meio jururu, ponha uma músiquinha beem melosa, pode ser até inglês,(em alguns casos é : deve ser) o que importa é a melodia, a letra não vai fazer diferença, a não ser que você saiba inglês, aí faz muito.E só ficar ouvindo pensando em como você é infeliz e maltratado pela vida, as lágrimas rolarão aos baldes.Conheço uma amiga que ouve Andrea Bocelli, sua voz traz uma tristeza contagiante e bela, e também conta o fato de ser cego, não necessariamente lhe toca essa condição, mas o fato de alguém mesmo sendo cego, ser feliz assim e ela com dois olhos grandes daqueles pra ver esse mundo, fica buscando motivação pra chorar, pode? Embora seja mera coincidência eu penso igual a essa amiga, e me sinto imensamente culpada de me sentir triste ou infeliz sem motivo que o justifique, e mesmo quando há motivo, considero nada em comparação a tantos outros acontecimentos mundo afora. Ainda bem que em parte me perdôo porque dizem que mulher tem dessas coisas, são alterações hormonais e portanto incontroláveis. Novamente comecei falando de uma coisa e já nem sei do que estou falando, mas falar, ouvir , gritar, cantar, tem a ver sim, em parte, com boca, e boca tem a ver com gosto e este por sua vez, com paladar... Pronto! já achei a deixa pra dizer que este assunto é o do próximo post.

Nenhum comentário: